quarta-feira, 25 de março de 2009

Vitimologia

A vitima do delito teve sua idade de ouro durante a época da justiça privada, onde era o senhor do seu próprio conflito, mas neutralizada com o advento do sistema legal moderno. A vítima tem sido desprezada pelo poder público.

Vitimologia é o estudo da vítima sob todos os aspectos, possuindo assim, um caráter multi e interdisciplinar.

Durantes os últimos anos, a Vitimologia vem impulsionando uma revisão cientifica da vítima como personagem do fenômeno delitivo, e sua redefinição em vista dos acontecimentos empíricos atuais e da experiência acumulado.

O sistema legal traz os Direitos do infrator, sem se importar semelhantemente pelas garantias da vítima.

A crítica vem dos sociólogos e psicólogos, adicionando ainda que os escassos investimentos públicos parecem sempre destinados ao punido, como se não fosse um objetivo básico do Estado social de Direito a ressocialização da vítima.

A moderna Vitimologia prega uma maior ajuda a vitima, podendo ser considerada como protagonista do conflito, não sendo excluída, dando o sentido de que o delinqüente somente tem responsabilidade quando frete ao poder público esquecendo-se da vitima do delito. Mas não prega o retorno a “idade de ouro” onde a vitima tinha direito à vingança privada.

Os tipos de vitimização são: Primária, Secundária e Terciária
A vitimização primária é normalmente entendida como aquela provocada pelo cometimento do crime, pela conduta violadora dos direitos da vítima – pode causar danos variados, materiais, físicos, psicológicos, de acordo com a natureza da infração, personalidade da vítima, relação com o agente violador, extensão do dano, dentre outros.

A vitimização secundária ou também chamada de sobrevitimização é aquela causada pelas instâncias formais de controle social, no decorrer do processo de registro e apuração do crime, a qual estudaremos mais detidamente ao longo deste trabalho.

Já vitimização terciária é levada a cabo no âmbito dos controles sociais, mediante o contato da vítima com o grupo familiar ou em seu meio ambiente social, como no trabalho, na escola, nas associações comunitárias, na igreja ou no convívio social.

Grupo:

1. Deivid Redson
2. Diego José
3. Layana Carvalho
4. Luan Maynard
5. Manolo
6. Flávio Trindade
7. Natália Gama
8. Sheilany Freire
9. Glenda Chagas
10.Amanda Galindo
11.Anne Guadalupe
12.Marcos Emanuel
13.Camila Dantas
14.Fábio Souza
15.Emanuel Salvino
16.Kelberth Marques
17.Cândido Dortas

Nenhum comentário:

Postar um comentário